Um eixo exclusivo dentro da II Conferência Nacional de Fisioterapia do ICHC FMSUP

Atualizado: 3 de abr. de 2020

A Conferência Nacional de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICHC FMUSP), que aconteceu em agosto de 2019, foi um evento destinado a fisioterapeutas de todas as áreas, com objetivo de discutir como tema transversal Tecnologia & Inovação: Impacto na Atuação do Fisioterapeuta.

A programação foi criteriosamente organizada em seis eixos da fisioterapia: neurociências e neuromodulação, cardiorrespiratória e em UTI; ; disfunções musculoesqueléticas, esporte e atividade física; pélvica e saúde da mulher; gestão e; envelhecimento. Participaram renomados palestrantes nacionais e internacionais compartilhando suas experiências inovadoras.


Particularmente, o eixo Neurociência e Neuromodulação apresentou como proposta promover reflexões críticas sobre a prática clínica embasada em atualizações científicas sobre o sistema nervoso e suas afecções, além de abordar os diferentes recursos terapêuticos de neuromodulação não invasiva, bem como discutir seus efeitos e populações-alvo.

Os temas foram desenvolvidos através de palestras, salas interativas e oficinas, realizadas por profissionais renomados e experientes no assunto.

A trajetória da neuromodulação não-invasiva no Brasil e no mundo, a regulamentação, o estado da arte e o papel do Brasil, princípios físicos, fisiológicos e fundamentos das principais técnicas, fisioterapia guiada por recurso eletrofisiológicos, conectividade neural, construção de mapas neurais, aplicabilidade no esporte, no envelhecimento, em pediatria, entre outras áreas foram temáticas de destaque, além da experiência prática de implantação desses recursos no SUS.


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo